segunda-feira, 24 de junho de 2013

Outras palavrinhas

Filha, 

Lembrei de mais algumas coisas engraçadas que tu falas pra eu te contar aqui.

Dá uma olhada.


- tibuuuuummmm!!


Potipoti ou Tipoti, por causa da música da borboletinha.


Gostou?

Beijoca!


domingo, 23 de junho de 2013

Mais vocabulário

Oi minha pequena!

Senti falta de vir aqui te atualizar sobre os teus avanços. Dia 20 vc completou 1 ano e 7 meses, e a cada dia que passa, literalmente, noto o teu crescimento.
De algumas semanas pra cá, notei que vc está ainda mais falante, e repetindo tudo que a gente fala. É muito engraçado, pq as vezes eu e o papai estamos conversando e vc imita os sons das palavras de uma forma muito curiosa, engraçada e fofa. A gente ri muito contigo!
Vc também aponta bastante os objetos e diz o nome deles, nos mostrando. A forma com que vc associa algumas coisas é impressionante. Nós te ensinamos as vogais, A E I O U, repetindo e mostrando o desenho que elas fazem, e aí vc resolveu que ia chamar toda e qualquer caneta de AEIOU!
Outras vezes, a gente se perde na tua evolução. Vc já verbaliza tantas coisas que o papai e a mamãe nao dão conta de aprender que palavras são aquelas pra ti. Vc está numa fase muito rica. Desenha bastante, pede a AEIOU (alias, vc adora ficar com uma caneta na mão, pro desespero das suas avós...) e vai pro chão (ou pro sofá - socorro!) desenhar. Tenho a leve impressão de que vc vai gostar de arte, por outras coisas que vc faz também, ligados a isso, mas isso é assunto pra um próximo post.

Hoje criei dois quadrinhos com algumas figuras e a forma com que vc fala delas.

Espero que goste.

Te amo (ou "te mamo", na sua língua - hahaha),

Mamãe



 
- eu sou é bilingüe, boba!




segunda-feira, 3 de junho de 2013

Foto do dia

Se olhando no iPhone e dando o sorriso mais gostoso do mundo...





Continue essa menina tão iluminada, minha boneca!

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Texto "Um filho..." (retirado da internet)

Filha,

Esse texto demonstra bem essa fase que passamos. Você descobrindo o mundo e eu te deixando livre, pra ser criança, brincar e brincar... O autor é desconhecido. A mamãe se sente exatamente assim. E segue te amando muito!

Um filho...

Ele é o nó no meu cabelo.
O esmalte descascado na minha unha,
as olheiras no meu rosto.
Ele é o brinquedo na gaveta de roupas,
o amassado nas páginas do meu livro,
o rasgado no meu caderno de anotações.
Ele é o melado no controle remoto,
o canal de televisão,
o filme no DVD.
Ele é o farelo no sofá,
As tesouras no alto.
Ele é o backup no computador,
o mouse escondido,
as cadeiras longe da janela.
Ele é a marca de mão nos móveis,
o embaçado nos vidros,
o desfiado nos tecidos.
Ele é o ventilador desligado,
a porta do banheiro fechada,
a gaveta da cômoda aberta.
Ele é o coque na minha cabeça,
o amarrotado nas roupas,
as frutas fora da fruteira,
os panos de prato amarrando os armários.
Ele é o meu shampoo cheio de água,
a espuma no chão do banheiro,
o brinquedo dentro da privada.
Ele é o interruptor nas tomadas.
Ele é o peixe no áquario,
a árvore de natal,
os "pisca-pisca" de todas as casas.
Ele é o círculo, o susto....
A primeira visão da lua no começo da noite....

O valor do trabalho, a vontade de aprender,
a minha força,
a minha fraqueza,
a minha riqueza.
Ele é o aperto no meu peito diante de uma escada,
a ausência de sono diante de uma febre.
Ele é o meu impulso, o meu reflexo, a minha velocidade.
O cheirinho no meu travesseiro,
o barulho,
a metade,
o azul.
Ele é o vazio triste no silêncio de dormir,
o meu sono leve durante a noite.
Ele é o meu ouvido aguçado enquanto durmo.
A minha pressa de levantar da cama,
a minha espera de bom dia.
Ele é o arrepio quando me chama,
a paz quando me abraça,
a emoção quando me olha.
Ele é meu cuidado, a minha fé,
o meu interesse pela vida,
a minha admiração pelas crianças,
o meu respeito pelas pessoas,
o meu amor por Deus.
É o meu ontem,
o meu hoje,
o meu amanhã.
Ele é a vontade,
a inspiração,
a poesia.
A lição, o dever.
Ele é a presença, a surpresa
a esperança.

A minha dedicação.
A minha oração.
A minha gratidão.
O meu amor mais puro e bonito.
A minha vida!


Por uma mãe


- não aceito cheques, vovó.



Look do dia



- preguiçosa? eu?



- vou levar as duas, passa o cartão aí!

sábado, 20 de abril de 2013

Vocabulário até agora

Oi filha!

Mais uma vez aproveito enquanto te faço dormir deitada no meu colo, no escurinho do teu quarto, pra atualizar esse pequeno álbum de lembranças.
Hoje vou falar das palavrinhas que tu usas ate aqui. Alias, hoje tu completou 1 ano e 5 meses! Saímos pra jantar nós 3, no Mar Massas. Vc adorou a janta! (Comilona que só.. Depois faço um post falando sobre..)

Bom, primeiro, tenho que te dizer que és muito falante e inteligente. Repete com facilidade as palavras que te ensinamos e que tu escutas nas nossas conversas.
Todo mundo que nao convive contigo repara que a tua fala ja é bem avançada pra um bebê da tua idade. Dá pra se comunicar contigo facilmente, inclusive pq tu também falas "nao" com a cabeça. É muito engraçadinho.

Quanto as palavras, as primeiras, claro, foram mamã e papá, que depois se transformaram em mamãn e papaiê, papadí, papadía e agora papai. As primeiras vezes que tu usou elas tinhas menos de 1 ano, acho q uns 9 ou 10 meses.

Mas foi depois de 1 ano que tu engrenou na falação.
Continuou com as mais fáceis: auau, miau, popó (a galinha pintadinha), pupu (uma tentativa de piu piu, que o pintinho faz). A gente te perguntava "o cachorrinho faz como?" E vc "AUAU!". Ah, o avião faz "ionnn" pra ti. Tu tbm imita sons. Nenê também era outra que saia sempre que tu vias uma criança na rua, na tv, numa foto..

Dai vieram algumas mais elaboradas.

Bola, olha (em tom de curiosidade, sempre! E apontando pro que tu quer que nós vejamos), anana (banana), ata (agua), vovô, vovó, titia, titio.
Didi (a babá), pão, papá (comer) e "huuummm" quando vê comida.
"Alô, papai?" se ouve o dia inteiro. Vc pega o telefone e liga pra ele umas 10x por dia!
Mamá é a mamadeira. Nenena é Helena.
Nana é a Mariana do vídeo da Galinha.

Quando a gente põe os DVDs da Galinha, geralmente tu mesma escolhe a próxima música. Fala "sapo", "nana", "pupu".

Outra demonstracao do quanto és espertinha e assimila fácil as coisas é quando perguntamos cadê o nariz da Helena? O cabelo? O pé? A mão? A boca?
Tu mostra tudinho, sem errar!

E posso te dizer que tu aprendes uma palavra nova a cada dia.

Esses dias a mamãe falou "ai que saco!" e tu logo repetiu. A Didi que disfarçou falando "o sapo! Olha o sapo!" pra te confundir um pouco.. Espertinha!



- Tatáááuu!!

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Programa da noite

Oi filha! Mamãe te escreve enquanto te faz dormir. Quero te contar da nossa "saída de rotina" de hoje.
A dinda Ju nos convidou pra tomar um banho de piscina no condomínio que ela mora e lá fomos nós. Detalhe: eram quase 20h. A NOITE! Mas é sexta-feira, né? Todo mundo merece um happy hour :)

Quando te coloquei no colo da sua dinda, que te esperava a postos dentro da piscina, foi uma festa só.

Parecias um peixinho, muito fofa! Gritava de alegria.
Se deixasse, vc se jogaria do nosso colo, rumo a uma nadadinha independente.
Depois a mamãe entrou e te pegou, mas vc se mexia tanto que engoliu um pouco de água.. My fault!

Depois vc encontrou uma bola, e muito espertinha, mostrava ela pra gente falando "booolaaa". Guria inteligente, ja sabe se expressar.
Enquanto nós estávamos na piscina, papai e o dindo João observavam a gente da academia, que fica no mesmo ambiente da piscina.

Enfim, foi ficando frio e subimos pra casa dos dindos pra tomar um banho quentinho.

Foi uma noite super legal! Tenho certeza que vc adorou.

Espero te fazer viver mais momentos felizes assim, com mais freqüência.
É isso que deixa a mamãe feliz!

Te amo e boa noite.

Agora vou te por no berço...




- Dinda rocks!



- qualé, peixe?

sexta-feira, 29 de março de 2013

Sobre o quanto é bom te ter na minha vida..

Por José Saramago*

“Filho é um ser que nos foi emprestado para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem.
Isso mesmo!
Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é expor-se a todo o tipo de dor, principalmente o da incerteza de agir corretamente e do medo de perder algo tão amado.
Perder? Como?
Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo.”

*José de Sousa Saramago (1922 – 2010) foi um escritor, argumentista, teatrólogo, ensaísta, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Sobre o seu papai...

Filha,

Pra falar de ti e do teu início de vida nesse planeta maluco que agora dividimos, preciso também falar de alguém muito importante nas nossas vidas até aqui: o teu pai, meu marido. Hoje enquanto lia dois artigos (aqui e aqui!) muito interessantes a respeito dos "novos pais", que participam ativamente da criação dos filhos e da gestação das suas companheiras, contribuindo, apoiando e vivendo igualmente todas as etapas desde a concepção do bebê, até o parece-simples-mas-não-é fato de nao deixar as tarefas cotidianas apenas como obrigação da mãe, fui linkando com a minha realidade, com a tua vida, e me senti levada a dividir contigo, desde cedo, o quanto fez diferença essa participação dele nas nossas rotinas.

Primeiro, vou te contar um pouco sobre o início da minha gravidez.

A confirmação de tudo...

Apesar de que a vontade de engravidar e ter filhos sempre fosse maior em mim, quando eu soube que estava gravida de ti, fiquei absolutamente apreensiva, com medo do que estava por vir, duvidosa da minha capacidade. E foi o papai que me tranquilizou e disse que daríamos conta, e que seria maravilhoso termos um bebê entre a gente. Parecia mais é que era ele que tinha te planejado, não eu. Não preciso falar o quanto isso me acalmou, né? O apoio dele fez toda a diferença.
Já no dia seguinte, ele fazia planos e programações de como seria a minha vida de gestante, levando sempre em conta o que seria melhor pra ti. Quer dizer, qual seria a melhor forma de vivermos enquanto tu estavas na minha barriga, em plena formação. Nada podia te prejudicar. Fomos ao supermercado e enchemos o carrinho de verduras. Ele ia me empurrando várias coisas ultra saudaveis, dizendo que a partir de agora eu deveria só comer coisas leves e sem gordura, e eu, lógico, torcendo o nariz pra algumas coisas, mas ficava admirada com a preocupação e disposição dele em fazer tudo pelo teu bem. Ali eu tive os primeiros indicios de que ele seria um pai dedicado e participativo.

Passado o tempo e eu ainda grávida, foram várias as gentilezas que ele me fez e diversas as situacoes de que ele me poupou, pra que tudo continuasse bem comigo e, consequentemente, contigo.
De todas as consultas pré-natal, só me lembro de ele ter faltado uma, e o fez com enorme decepção pois ficou preso no trabalho, num dia realmente importante, já que todos os outros, ele dava um jeito de escapar. Nao perdeu um ultrassom. Se emocionou demais em ouvir teu coração bater pela primeira vez. Disse que tu ia ser "a princesa dele" quando descobrimos que esperavamos uma menina. Participou de tudo que era possível. Carregou muitas sacolas e escolheu pessoalmente várias roupas do teu enxoval, quando viajamos aos Estados Unidos em busca de bons produtos pra ti.



Meu incentivador de sentadinhas estratégicas pra descansar,  quando o barrigão de 6 meses pesava bastaaaante..

Ao final da gravidez, eu tive uma pré disposição a ter um parto prematuro, devido as tantas contrações que tinha já aos 7, 8 meses, e por isso, me foi recomendado repouso absoluto, nao podendo mais fazer inúmeras coisas, sendo uma delas, dirigir. Papai me levou a tudo, passou a ficar mais tempo em casa e a minha disposição. Cuidou de mim como nunca, também por que tinha muito medo de que nascesses prematura e tivesses qualquer complicação.
E assim foi por toda a gravidez...

9 meses e prontos pra te ver!

E aí, minha amada, naquele doce 20 de novembro de 2011, tu nasceu....

Papai chorou um monte e a mascara chegou a ficar molhada, mas não conta pra ninguém..

Filha, ele se programou desde que soube da gravidez pra tirar férias a partir da data que tu nascesse, pra ficar direto com a gente em casa, me ajudando e literalmente, te criando bem de perto, desde o primeirissimo dia.
Somando as férias, mais o recesso de fim de ano, e mais meio período de férias do ano seguinte que ele adiantou, passamos 2 meses e meio juntos e inseparáveis, nós 3.
O teu primeiro banho em casa foi dado por ele e pela tua bisavó, Iracy, já que ele fazia questão de aprender as manhas por que "o banho é meu" - segundo ele! Não posso deixar de lembrar que o teu primeiro banho na maternidade foi filmado por ele, sempre muito carinhoso e preocupado em registrar os teus primeiros marcos.
Lembro do dia em que ele tinha que voltar ao trabalho, ele me disse angustiado que nao queria ficar longe de ti, deixar de te ver o dia todo. Percebi que aquilo realmente chateava ele. Mas... fazer o que?! Alguem tem que prover a casa, afinal, agora tinha mais uma pequena barriguinha pra alimentar. E a partir daí, passamos a ficar o dia inteiro sozinhas. Papai precisava trabalhar.

Um dia desses, antes de ir pro trabalho.

 Mas pensa que isso abafou a vontade que ele tinha de participar? Que ele passou a usar o fato de trabalhar fora o dia inteiro como desculpa pra não me fazer companhia de madrugada pra trocar a tua fralda, ou te fazer dormir? Que ele deixou de te dar banhos, te fazer arrotar, me ajudar com as coisas da casa, simplesmente por que já tinha outros compromissos durante o dia todo? Nao, filha, ele nunca recuou. Me ajudava com tudo, e até hoje é assim. Nunca faltou a uma consulta a pediatra. Se tu ficas doente, ele sofre contigo. Vocês brincam e se divertem muito. Hoje, com 1 ano e 2 meses, certamente a palavra que tu mais repetes ao longo do dia é "papaiê", e ele se derrete quando escuta isso. Sábado de manhã é o momento de vocês darem aquela voltinha juntos, tomar café fora enquanto a mamãe descansa até mais tarde, é um momento muito "pai e filha". Desde sempre, se eu dou banho, ele te tira do banho, te seca, coloca a tua roupa e às vezes até te faz dormir. Hoje a noite, enquanto eu tentava te fazer dormir, tu parou de mamar e começou a chamá-lo. À tarde, fomos no supermercado juntos, e ele dançou muito contigo pelos corredores. E é sempre assim! 
- qual canal, paps?

Carinho

- dormi no metrô de NY. Quem nunca?

- meu pai nao agüenta as minhas dobras...


A vida com ele é sempre assim, desde o dia 1. É participação, integração, dividir tarefas e multiplicar bons momentos. Ele participa ativamente de tudo. Do banho a comida. Do sono as brincadeiras. Do passeio ao descanso. Do colo as fraldas. 

Helena, não tenho dúvidas: o melhor pai do mundo é o teu.


domingo, 13 de janeiro de 2013

NADA é melhor!

Minha filha,

A mamãe está aqui pensando enquanto te amamenta, às 4:28 da madrugada, que não existe nada mais prazeroso no mundo, pra mim, do que ser tua mãe.
Passei o dia tentando resgatar algo no fundo da minha mente e das minhas memórias, que eu pudesse dizer "não, isso é melhor do que ser mãe da Helena" - mas, de verdade, não achei nada que desfalcasse o primeiro lugar do meu ranking.
Não posso negar, não é fácil ser mãe em tempo integral, a já 1 ano e quase 2 meses. É como eu falo pro papai, esse é um trabalho que não me dá o beneficio de fim de expediente. Desde que vc nasceu, é um esquema twentyfour/seven, literalmente.
As pessoas acharam que eu não ia dar conta, que eu ia, em algum momento, suplicar que alguém assumisse o comando da tua vida e dos teus cuidados, pra eu poder dormir uma noite inteira. Minha avó, a tua bisa, chegou a vir de outra cidade pra cá, na semana que vc nasceu, também com o propósito de me ajudar, de me dar uma folga, mas eu não quis.
Claro, foi cansativo, e assumo, ainda é, mas nada, Helena, NADA, me faz desistir dessa rotina sem folgas que a vida me trouxe junto com a tua vi(n)da. Pra ser bom do jeito que é, tinha que ter algum porém, não é assim que funciona?

Ah, filha, desculpa não ter atualizado este pequeno livro de memórias antes. A mamãe por diversas vezes chegou a viver pequenos momentos que pensou que eles deveriam vir pra cá, mas sabe como é, a gente esquece, ou tem outras coisas pra fazer. Não se preocupa que eu tirei uma fotografia mental de todos.

Enquanto escrevia, estavas apertando a ponta do meu nariz, habito que tu tens desde bem pequenininha, e que eu até tentei te fazer perder algumas vezes, mas não consegui. Acho que é uma forma tua de me fazer um carinho.

Bom, já sao 04:46 e nem sinal de tu voltar a dormir.
Vou apagar o celular pra ver se é a luz que pode estar te incomodando.

Boa noite, minha filha. Volte a dormir com os anjos.

Mamãe ficará aqui até a hora que precisar...