Mais uma vez aproveito enquanto te faço dormir deitada no meu colo, no escurinho do teu quarto, pra atualizar esse pequeno álbum de lembranças.
Hoje vou falar das palavrinhas que tu usas ate aqui. Alias, hoje tu completou 1 ano e 5 meses! Saímos pra jantar nós 3, no Mar Massas. Vc adorou a janta! (Comilona que só.. Depois faço um post falando sobre..)
Bom, primeiro, tenho que te dizer que és muito falante e inteligente. Repete com facilidade as palavras que te ensinamos e que tu escutas nas nossas conversas.
Todo mundo que nao convive contigo repara que a tua fala ja é bem avançada pra um bebê da tua idade. Dá pra se comunicar contigo facilmente, inclusive pq tu também falas "nao" com a cabeça. É muito engraçadinho.
Quanto as palavras, as primeiras, claro, foram mamã e papá, que depois se transformaram em mamãn e papaiê, papadí, papadía e agora papai. As primeiras vezes que tu usou elas tinhas menos de 1 ano, acho q uns 9 ou 10 meses.
Mas foi depois de 1 ano que tu engrenou na falação.
Continuou com as mais fáceis: auau, miau, popó (a galinha pintadinha), pupu (uma tentativa de piu piu, que o pintinho faz). A gente te perguntava "o cachorrinho faz como?" E vc "AUAU!". Ah, o avião faz "ionnn" pra ti. Tu tbm imita sons. Nenê também era outra que saia sempre que tu vias uma criança na rua, na tv, numa foto..
Dai vieram algumas mais elaboradas.
Bola, olha (em tom de curiosidade, sempre! E apontando pro que tu quer que nós vejamos), anana (banana), ata (agua), vovô, vovó, titia, titio.
Didi (a babá), pão, papá (comer) e "huuummm" quando vê comida.
"Alô, papai?" se ouve o dia inteiro. Vc pega o telefone e liga pra ele umas 10x por dia!
Mamá é a mamadeira. Nenena é Helena.
Nana é a Mariana do vídeo da Galinha.
Quando a gente põe os DVDs da Galinha, geralmente tu mesma escolhe a próxima música. Fala "sapo", "nana", "pupu".
Outra demonstracao do quanto és espertinha e assimila fácil as coisas é quando perguntamos cadê o nariz da Helena? O cabelo? O pé? A mão? A boca?
Tu mostra tudinho, sem errar!
E posso te dizer que tu aprendes uma palavra nova a cada dia.
Esses dias a mamãe falou "ai que saco!" e tu logo repetiu. A Didi que disfarçou falando "o sapo! Olha o sapo!" pra te confundir um pouco.. Espertinha!
- Tatáááuu!!


